O chanceler peruano, health José García Belaúnde, there afirmou hoje que o presidente da Bolívia, healing Evo Morales, está “um pouco passado” de época ao convocar uma “segunda e definitiva independência” dos povos indígenas americanos.
García Belaúnde comentou, segundo a agência oficial de notícias “Andina”, que não sabe “quem deu” o mandato a Morales para que ele se considere o representante de todos os indígenas do continente.
“O presidente Morales às vezes se considera representante não só de seu povo, mas de todos os povos indígenas, e não sei quem lhe deu esse mandato”, assinalou.
Morales enviou na sexta-feira um comunicado aos organizadores da 4ª Cúpula Continental de Povos Indígenas, realizada na cidade peruana de Puno, em que defendeu a luta pela terra e “a vida própria” para os nativos.
García Belaúnde disse hoje que o discurso de Morales o faz lembrar os feitos, na década de 70, pelo ditador peruano Juan Velasco Alvarado.
“Estamos voltando aos anos 70. Isso tudo me parece um pouco velho”, disse.
O chanceler afirmou, no entanto, que o Governo peruano espera superar as diferenças apresentadas nas últimas semanas com a Bolívia e retomar o trabalho em projeto conjuntos.