Menu
Mundo

Chanceler confirma que Egito vai ajudar na saída de brasileiros de Gaza

Mauro Vieira conversou por telefone com Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores do Egito, para pedir ajuda

Redação Jornal de Brasília

11/10/2023 10h38

Brasília (DF) 24/05/2023 Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa de reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara. Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

O chanceler brasileiro Mauro Vieira afirmou que o Egito se comprometeu em ajudar na retirada de cidadãos brasileiros presos na Faixa de Gaza por causa da guerra entre Israel e Hamas.

Mauro Vieira conversou por telefone com Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores do Egito, para pedir ajuda.

O país africano deve “facilitar a passagem” dos brasileiros em direção a Cairo, de onde eles devem ser resgatados, segundo planejamento do Itamaraty.

A ideia é que os brasileiros tomem um ônibus em direção à fronteira sul da Faixa de Gaza, única saída do enclave palestino que não é controlada por Israel.

Os dois países devem discutir detalhes sobre a documentação e o horário no qual o ônibus passaria pela fronteira. O chanceler não deu uma data para que essa travessia ocorra.

“Conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada e correndo risco”, disse Ministro Mauro Vieira, em vídeo.

Até o momento, 26 brasileiros pediram ajuda para sair do território palestino. A estimativa do governo é que haja 40 brasileiros na região.

A passagem de Rafah, que deve ser usada para a evacuação, foi bombardeada pelo menos três vezes pelas forças israelenses nos últimos dois dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado