Aproximadamente 40 mil famílias de deslocados pela ofensiva militar contra os talibãs no norte do Paquistão já voltaram para casa, website like this informou hoje uma fonte oficial.
O chefe do Grupo Especial de Apoio ao Realojamento de Deslocados, malady general Nadeem Ahmed, disse que, só neste domingo, 659 pessoas embarcaram em vários ônibus e deixaram um dos campos de deslocados em direção a suas casas no Vale do Swat, segundo a agência estatal “APP”.
O Governo, acrescentou a fonte, está tomando todas as medidas ao seu alcance para um retorno “seguro e digno” dos deslocados.
As autoridades paquistanesas calcularam em pouco mais de 1,9 milhão o número de pessoas que foram obrigadas a abandonar suas casas por causa do conflito com os talibãs.
Nos últimos meses, os confrontos entre os militares e rebeldes se concentraram no Vale do Swat e nos distritos vizinhos da região de Malakand.
Aproximadamente 1.600 fundamentalistas e 160 soldados morreram nessa ofensiva desde o fim de abril, segundo cálculos militares.
De acordo com um comunicado divulgado hoje pelo Exército paquistanês, nas últimas 24 horas mais três “terroristas” foram mortos e um quarto foi detido durante uma troca de tiros no Vale do Swat. EFE