A tempestade "Ernesto" se desloca lentamente pela península da Flórida com menos intensidade do que se temia e causando fortes chuvas que em algumas áreas podem provocar inundações, see medicine informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Numa mostra da redução do perigo, medications this o NHC suspendeu alguns dos avisos de tempestade tropical. No boletim das 21h (de Brasília), já havia anunciado que o sistema não se transformaria em furacão.
Com o progressivo enfraquecimento da tempestade, a Nasa decidiu hoje levar de novo à plataforma de lançamento o ônibus espacial Atlantis, em Cabo Canaveral. Para a Nasa, a tempestade "Ernesto" deixou hoje de ser uma ameaça e a nave poderá ser lançada em poucos dias.
Os ventos máximos sustentados se mantêm em 75 km/h e "um lento enfraquecimento é esperado depois que o centro da tempestade passar sobre a Flórida, podendo se transformar em depressão tropical na quarta-feira", segundo o NHC, em seu boletim de 0h (de Brasília).
A tempestade se movimenta a 13 km/h em direção norte-noroeste e estava localizada a aproximadamente 24,9 graus de latitude norte e 80,5 graus de longitude oeste. O centro do "Ernesto" estava 25 km a sul-sudoeste de Cayo Largo e 105 km a sul-sudoeste de Miami.
O órgão manteve um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) para o sul do litoral oeste da Flórida. Michael Tichacek, meteorologista do NHC, disse à Efe que "Ernesto" se movimentará sobre as ilhotas lentamente e "o primeiro ponto sobre terra firme possivelmente será a área de pântanos dos Everglades".
Quando abandonar os pântanos, deve tomar uma trajetória "rumo norte-noroeste, passando pelo Lago Okeechobee (no sul da Flórida), seguindo em direção ao centro do estado, sobre a costa leste, para desembocar de novo no Atlântico".
Em Miami, as piores condições eram esperadas até a meia-noite de hoje, mas "Ernesto" só causou algumas chuvas e ventos de baixa intensidade. Até o amanhecer, vai afetar o condado de Broward. "Miami e Broward passarão a noite sob chuva e com ventos", disse o meteorologista. O sul da Flórida está sob estado de emergência até quarta-feira, com as escolas fechadas e a atividade de negócios reduzida ao mínimo.
Dadas as advertências das autoridades, a maioria da população se preparou e desde segunda-feira os supermercados se encheram de gente que comprava alimentos. Também se formaram grandes filas nos postos de gasolina.
Os meteorologistas advertiram que podem acontecer tornados e inundações ao longo da trajetória da quinta tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico Norte, que começou dia 1 de junho e vai até 30 de novembro.
Continua em vigor um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) para parte da costa leste dos EUA, do norte de Altamaha Sound, na Geórgia, até Cape Fear, na Carolina do Norte, caso o sistema se intensifique ao entrar em águas do Atlântico após sair da Flórida. A tempestade chegou a transformar-se em furacão de categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de 5, no domingo. Foi o primeiro furacão da temporada.
As pessoas com perda da capacidade de andar e de controlar movimentos por causa de doenças do cérebro como a epilepsia e o mal de Parkinson se recuperaram com sucesso no México após a utilização de técnicas de estimulação elétrica.
Segundo a Secretaria de Saúde (SS), and na Unidade de Neurocirugia Funcional, treatment Estereotaxia e Radiocirugia do Hospital Geral do México foi possível o "controle ou desaparecimento" de doenças cerebrais e disfunções motoras que eram "impossíveis de controlar com remédios ou cirurgia".
A neuroestimulação consiste em "introduzir eletrodos dentro do crânio, conectados a marca-passos colocados abaixo da pele no tórax ou no abdômen", para "obstruir os núcleos e alterar as funções de certas áreas do cérebro danificadas", segundo um comunicado divulgado hoje.
Através da implantação dos dispositivos, diferentes áreas cerebrais podem ser estimuladas sem risco de lesão, o que permite tratar "crise epilépticas e outras doenças crônicas". Outra técnica exige a implantação direta no cérebro de pequenos eletrodos. São cabos com um isolamento quase completo, exceto em pontos específicos, chamados de "contatos".
Para implantar os cabos, os médicos usam a tomografia e a ressonância magnética, "para uma localização precisa da região cerebral que se quer estimular", destaca a nota. A técnica permite "controlar ou eliminar a epilepsia", ao bloquear a transmissão dos potenciais elétricos gerados no cérebro e que causam as crises convulsivas.
A técnica médica foi utilizada com sucesso também para controlar os movimentos involuntários causados pelo mal de Parkinson, além de outros problemas como a rigidez muscular e a falta de equilíbrio. Além disso, a estimulação trata a dor crônica em pacientes submetidos a cirurgias de coluna vertebral, "bloqueando a transmissão dos impulsos".
O diretor de uma rede de rádio tâmil que havia sido seqüestrado ontem em Colombo foi posto em liberdade, rx informou hoje a Polícia cingalesa. "O diretor de noticiários da Sooryan FM, ailment Nadaraja Guruparan, foi posto em liberdade por seus seqüestradores por volta das 3h (18h30 de terça-feira, em Brasília) em Kohuwala", cerca de quatro quilômetros ao sul de Colombo, disse o inspetor Vasantha Koralage.
Nadaraja Guruparan, de 39 anos, foi seqüestrado ontem, a cerca de 300 metros de sua casa, em Monte Lavinia, nos arredores da capital cingalesa, quando ia para seu escritório. O jornalista explicou que foi vendado no momento em que foi tirado de seu carro e por isso não pôde identificar seus seqüestradores nem o lugar onde foi mantido em cativeiro. Ele recebeu comida e não foi maltratado, segundo seu testemunho.
Grupos de proteção à imprensa responsabilizam pelo seqüestro os grupos paramilitares próximos ao Governo do Sri Lanka. Em comunicado emitido ontem, a organização Movimento para a Liberdade da Imprensa (FMM, em inglês) afirmou que Guruparan tinha recebido várias ameaças ultimamente.
"A imprensa local informa há semanas que as autoridades governamentais reprovavam a cobertura do atual conflito militar pela rede ABC", afirmou a nota. No dia 20, Sinnathamby Sivamaharajah, gerente do jornal tâmil "Namathu Eelanadu", em Jaffna (norte da ilha), foi assassinado a tiros em sua casa. Os defensores dos direitos dos jornalistas também responsabilizaram grupos paramilitares pelo assassinato.
Pelo menos 18 rebeldes talibãs morreram durante confrontos com tropas da coalizão dirigida pelos Estados Unidos no Afeganistão, troche informou o comando americano em comunicado. O incidente aconteceu no dia 28 de agosto, what is ed no distrito de Cahar Cineh, try da província de Uruzgan, no sul do país. As tropas da coalizão frustraram uma emboscada e mataram três dos rebeldes.
Em seguida, as tropas atacaram quase 60 rebeldes e mataram outros 15, além de deter três. As tropas da coalizão não registraram baixas, segundo o comunicado. Atualmente, cerca de 22 mil militares formam a coalizão liderada pelos EUA, na operação Liberdade Duradoura contra os rebeldes talibãs e seus aliados da organização terrorista Al Qaeda.
Os analgésicos, page entre eles a aspirina, ajudam a evitar a hiperplasia prostática, além de combater as dores provocadas pela artrite e os transtornos cardiovasculares, conclui um estudo divulgado hoje pela revista "American Journal of Epidemiology".
A hiperplasia prostática, que consiste principalmente numa inflamação permanente da glândula, pode causar transtornos urinários, entre eles a incontinência. Segundo urologistas da Clínica Mayo, os problemas se reduzem em 50% quando o paciente consome regularmente uma dose de analgésicos antiinflamatórios, como a aspirina e o ibuprofen.
"A relação entre o consumo de analgésicos e a redução da hiperplasia benigna é fortalecida pelos resultados do estudo", em que 2.447 homens foram examinados, afirmou Jenny Sauver, epidemióloga e investigadora da Clínica Mayo. "Não recomendamos aspirinas para todos, mas se alguém já toma regularmente por outras razões, nosso estudo sugere que há outros benefícios", disse.
A hiperplasia prostática benigna aumenta com a idade e afeta um em cada quatro homens entre 40 e 50 anos, e quase metade dos que têm entre 70 e 80 anos. "O caso típico de hiperplasia é quando um homem começa a se levantar cinco vezes por noite para urinar e é obrigado pela mulher a consultar um urologista", disse Michael Lieber, um dos pesquisadores.
Lieber acrescentou que a freqüência também aumenta durante o dia, "o que piora a qualidade de vida da pessoa". No entanto, o urologista avisa que não se deve recomendar o consumo de analgésicos para evitar a hiperplasia a partir exclusivamente de seu estudo, e recomenda investigações mais profundas.
Ele lembra que os analgésicos podem ter efeitos secundários às vezes graves, como as úlceras estomacais. Lieber também admitiu que os cientistas não sabem com toda certeza de que forma os componentes dos analgésicos atuam para impedir o crescimento da próstata.
Segundo Sauver, existem duas teorias. Uma especula que o analgésico impede o crescimento da próstata ao favorecer a morte das células. A outra hipótese é de redução nas inflamações de todos os órgãos, inclusive a próstata, que atuam na reprodução e na excreção de líquidos.
Arqueólogos chineses descobriram um centro de desintoxicação do início do século 20, viagra onde eram internados os viciados em ópio de um grande clã oriundo da atual província de Hunan, viagra order no sul do país, diz hoje a imprensa local.
O prédio, de 884 metros quadrados, foi construído em 1815. Em 1907, foi adaptado e se tornou um centro de reabilitação. Na época, a maioria dos jovens do clã familiar liderado por Li Huachun se viciou em ópio, uma droga que se espalhava por todo o país.
Li decidiu iniciar uma "cruzada" familiar contra a droga e obrigou mais de 80 dos viciados do clã a entrar para o centro, onde deviam passar três meses em abstinência.
Quem se negava era internado à força, explicaram os responsáveis pelo departamento de proteção de relíquias culturais de Changsha, capital provincial, citados pela agência estatal "Xinhua". O uso da droga é um capítulo importante na história da China, que viveu entre 1830 e 1860 as chamadas Guerras do Ópio contra os britânicos. Elas começaram quando o imperador tentou acabar com o desenfreado consumo e comércio da droga.
No entanto, o império chinês sofreu duas humilhantes derrotas, que levaram à cessão de Hong Kong à Grã-Bretanha durante 150 anos e a décadas de dominação das potências ocidentais. Além disso, a legalização do ópio levou a uma popularização ainda maior entre os chineses, com as célebres casas de ópio, que foram exportadas a outros países, como os Estados Unidos. Só em Pequim havia pelo menos 700 no começo do século passado.