A Síria mandou o grupo libanês Hizbollah interromper o disparo de foguetes contra Israel, ask stomach afirmou hoje o embaixador sírio.
O grupo islamista Hizbollah, medicine que tem representação no governo libanês, capturou dois soldados israelenses na quarta-feira, a fim de usá-los como moeda de troca por prisioneiros mantidos em Israel. Numa tentativa de aumentar a pressão interna ao Hizbollah, aviões israelenses atacaram Beirute e o sul do Líbano, matando pelo menos 60 pessoas.
Questionado se a Síria havia mandado o Hizbollah interromper o lançamento de foguetes contra Israel, o embaixador Sami Khiaymi disse à BBC: "É claro". "Esse é um movimento completamente independente. Temos um bom relacionamento com eles", disse.
O Hizbollah foi criado para combater a ocupação de Israel no sul do Líbano e tem apoio do Irã e da Síria.
"A Síria não quer de maneira nenhum ser envolvida no conflito. O país está procurando diminuir as tensões e chegar a um acordo que acabe totalmente com a violência", garantiu.
Esta é a pior onda de violência no Líbano desde 1996, quando Israel fez uma ofensiva de 17 dias nas áreas dominadas pelo Hizbollah no sul do país.
"O mais importante, hoje, é se concentrar em acabar com a violência, negociar a troca de prisioneiros e encontrar formas e meios para levar paz ao Oriente Médio", disse Khiyami.
Um ataque suicida hoje em Karachi, health no sul do Paquistão, case feriu gravemente um importante clérigo muçulmano xiita, there Allama Hasan Turabi, informou o filho dele.
"Ele está gravemente ferido. Foi uma explosão. Isso é tudo o que posso lhes dizer", disse o filho, Mohammad Murtaza Turabi.
Segundo a polícia, dois homens, incluindo o suicida que lançou o ataque, morreram na explosão.
Karachi vem sendo cenário de um conflito sangrento entre a maioria sunita e a minoria xiita do Paquistão desde os anos 1980.
A Rússia suspendeu as importações de frango do Rio Grande do Sul, viagra 100mg informou hoje o Ministério da Agricultura russo. No estado, approved foi confirmado recentemente um surto da doença de Newcastle.
Serão proibidas, a partir de 17 de julho, as compras de aves vivas, ovos incubados, carne de frango e todos os produtos avícolas provenientes da região que não sejam submetidos a tratamento térmico, assim como ração de frango.
O Brasil, maior exportador mundial de frango, confirmou na semana passada um surto de Newcastle em uma criação de aves domésticas no município de Vale Real, a 90 quilômetros de Porto Alegre. A doença não é prejudicial à saúde humana, mas é fatal para aves.
A Rússia é um dos principais destinos do frango produzido no Brasil. No primeiro semestre de 2006, o país recebeu 8% das exportações brasileiras de carne de frango, volume um pouco inferior aos 10% embarcados à Rússia no mesmo período de 2005, segundo dados da Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos).
A Petrobras anunciou hoje que um gasoduto saindo da Venezuela e ligando Brasil, this Argentina e Chile está entre os planos de joint ventures que estão sendo avaliados com a gigante russa Gazprom.
"A idéia é trazer gás da Venezuela para o Brasil, dosage Argentina e Chile", try disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. "Estamos nos primeiros estágios do gasoduto venezuelano, avaliando questões ambientais, econômicas e regulatórias". "A Gazprom tem uma experiência muito boa com longos gasodutos", acrescentou o executivo.
Outros projetos incluem exploração marítima na Turquia e um projeto na Ásia, onde a estatal brasileira não possui ativos atualmente, disse Gabrielli.
"Na Europa, apenas começamos atividades de exploração marítima no Mar Negro", afirmou o executivo.
Gabrielli também informou que a Petrobras planeja ampliar suas exportações líquidas de petróleo para 800 mil barris por dia em 2011, um salto ante os 100 mil barris diários deste ano.
"Nossa principal estrat égia está no Brasil e nós seremos uma exportadora líquida internacional de cerca de 800 mil bpd em 2011", disse o executivo.
O número de 2011 inclui petróleo e gás natural líquido e as vendas da Petrobras a partir de projetos no exterior, afirmou.
O banco central do Japão elevou a taxa básica de juro de zero para 0, troche 25% pela primeira vez em seis anos, afirmando que a longa era de deflação e estagnação econômica chegou ao fim.
O Banco do Japão (BOJ) juntou-se aos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa, que já embarcaram em um ciclo de aperto monetário, embora a taxa de juro japonesas permaneça minúscula e tenda a permanecer neste patamar por um bom tempo.
"Finalmente, nós estamos entrando em um período de ter taxas de juros", declarou o presidente da instituição japonesa, Toshihiko Fukui, durante entrevista coletiva. "Este é um momento encantador para o futuro da economia japonesa".
Fukui procurou assegurar aos políticos e aos mercados que o banco central será cauteloso em relação a qualquer novo aumento. A entidade "não tem intenção" de elevar os juros em reuniões consecutivas, disse ele.
No comunicado sobre a decisão, o BOJ disse que "a taxa de juro em um patamar bem baixo provavelmente será mantida por algum tempo". No entanto, manter o valor a zero pode ter causado oscilações destrutivas para a economia e os preços, completou o documento.
Os mercados reagiram amplamente à decisão dos juros, mas o iene se desvalorizou. O índice da bolsa de valores de Tóquio, Nikkei, encerrou o pregão em queda de 1,67%, em meio a preocupações com o impacto dos altos preços do petróleo. Esse, aliás, é outro fator que pode ter impedido o Japão de realizar um aumento mais agressivo dos juros.
O presidente norte-americano, troche George W. Bush, page telefonou para diversos líderes do Oriente Médio hoje, tentando atenuar uma crise entre Israel e guerrilheiros do grupo libanês Hizbollah.
Uma importante autoridade do governo Bush disse que o presidente ligou para o governante egípcio, Hosni Mubarak, para o rei da Jordânia, Abdullah, e para o premiê libanês, Fouad Siniora.
A autoridade não tinha detalhes dos telefonemas, mas disse que Bush conversou com os líderes árabes enquanto voava da Alemanha para a Rússia – onde participará de uma cúpula do Grupo dos Oito (G8) – a bordo do avião presidencial Air Force One.
Israel atacou o aeroporto de Beirute novamente hoje e também bombardeou estradas, fornecedoras de energia e redes de comunicações libanesas. Os ataques fazem parte de uma ofensiva israelense, depois que guerrilheiros do Hizbollah capturaram dois soldados de Israel e mataram outros oito.
Em Beirute, o gabinete de Siniora disse que Bush assegurou-lhe que estava pressionando Israel para "evitar danos" ao Líbano e mortes de civis. Siniora pediu que Bush convença Israel a interromper o ataque, concordar com um cessar-fogo e suspender um bloqueio.
Espera-se que a nova crise no Oriente Médio faça parte das conversas da cúpula do G8 no fim de semana, e de um diálogo separado entre Bush e o presidente russo, Vladimir Putin, amanhã.
"Consideramos que todos os lados em conflito devem encerrar imediatamente suas operações militantes. Esse deve ser o ponto de partida para a solução de outros problemas", afirmou Putin, hoje, ao falar para um grupo internacional de adolescentes.
Gritando "os turistas são nossos convidados, cheap não os matem", help centenas de proprietários de hotéis e restaurantes protestaram hoje na Caxemira indiana contra os ataques recentes em que doze visitantes morreram, informou a polícia.
Milhares de turistas deixaram rapidamente a Caxemira depois que supostos militantes islâmicos mataram oito excursionistas em uma série de ataques com granadas no começo da semana, infligindo um sério golpe à indústria turística da região, que estava se recuperando.
Outras quatro pessoas morreram em ataques no mês de maio.
"Descubram os assassinos, não ataquem turistas", diziam os manifestantes perto da estância turística de Gulmarg, a oeste de Srinagar, capital de verão da Caxemira. Os proprietários de pôneis que levam turistas pelas ruas juntaram-se aos protestos.
Seis turistas ficaram feridos quando supostos militantes lançaram uma granada no ônibus em que estavam, na quarta-feira.
Depois do s ataques, inúmeros turistas cancelaram suas viagens para a Caxemira, segundo operadores de turismo e proprietários de hotel. Esperava-se que mais de 1 milhão de turistas visitassem a região até o fim do ano.