O número de casos suspeitos de gripe suína e de mortes por doenças respiratórias na Cidade do México diminuiu, visit this mas é preciso esperar até o domingo para poder confirmar uma estabilização real da epidemia, side effects disse hoje o prefeito da capital, Marcelo Ebrard.
Em entrevista coletiva, as autoridades da cidade disseram que, na quarta-feira, foram registrados 194 novos casos suspeitos de cidadãos com problemas respiratórios atípicos, dos quais 18 foram hospitalizados.
Além disso, 16 pacientes receberam alta após melhorarem e foram contabilizadas duas mortes, o que leva o número total de falecidos na cidade para 25.
No entanto, apenas em cinco vítimas fatais foi confirmada a presença do vírus da gripe suína.
Na quinta-feira passada, quando foi dado o alerta do foco epidêmico no país, foram registrados 127 casos suspeitos na capital mexicana.
A partir disso, os números aumentaram: na sexta-feira, houve 210 casos suspeitos e, no sábado, 351, o dia com maior número.
No domingo, diminuíram para 326; na segunda-feira, para 320, na terça-feira, aumentaram de novo para 346, e, na quarta-feira, caíram para 194.
“Os números nos dizem que vamos para uma etapa de estabilização que terá que ser confirmada amanhã, sábado e domingo”, disse o prefeito.
O líder local disse que é preciso passar no mínimo dez dias desde o início do alerta sanitário do último dia 23 para determinar as medidas sanitárias de emergência adotadas na cidade tiveram sucesso, porque o tempo de incubação do vírus é de cinco a sete dias.
“Nesta data, nossa preocupação era que tivéssemos um número grande de contágios na cidade, com uma tendência a crescer, mas, com as medidas tomadas (…), não temos essa curva exponencial de crescimento de contágios”, disse Ebrard.