Menu
Mundo

Casa Branca diz que economia dos EUA superou risco de catástrofe

Arquivo Geral

17/07/2009 0h00

A economia dos Estados Unidos esteve “à beira de uma catástrofe” em janeiro, order mas conseguiu progressos “consideráveis” desde então, advice disse hoje Lawrence Summers, o principal assessor econômico da Casa Branca.

Summers, diretor do Conselho Econômico Nacional, fez seus comentários no Instituto Peterson de Economia Internacional, onde fez um balanço dos primeiros seis meses do presidente Barack Obama na Casa Branca.

“A economia estava em queda livre no começo do ano, sem um limite aparente ao quão ruim as coisas podiam chegar”, disse Summers, acrescentando que “o medo era generalizado e a confiança, pouca”.

Mas agora a situação é diferente, enfatizou Summers, que disse que a nova economia americana deve depender menos do consumo e mais da exportação.

O economista disse que a equipe de Obama entendeu que a situação que os Estados Unidos enfrentavam era semelhante à que sacudiu o Japão nos anos 90 e aos primeiros momentos da Grande Depressão, duas crises que se ampliaram porque os Governos tomaram “medidas insuficientes”.

Por isso, a Casa Branca decidiu tomar medidas de resgate da economia “que não fossem tímidas demais nem tardias demais”.

Suas prioridades foram restabelecer a confiança e romper “o círculo vicioso de contração econômica e falhas financeiras”, assim como colocar as bases de um crescimento que não se baseie em bolhas financeiras, mas no investimento e no crescimento a longo prazo, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado