Menu
Mundo

Casa Branca alerta que ajuda dos EUA à Ucrânia está prestes a acabar

O presidente Joe Biden “está disposto a negociar de boa fé e a fazer concessões”, afirmou o porta-voz

Redação Jornal de Brasília

18/12/2023 19h23

Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

A Casa Branca alertou nesta segunda-feira (18) que os Estados Unidos só têm fundos para mais um pacote de ajuda à Ucrânia este ano, devido a um bloqueio no Congresso americano.

“Só nos resta um pacote de ajuda” antes que “se esgotem” os recursos para a Ucrânia, afirmou o porta-voz John Kirby, que não quis especificar o valor.

O Congresso já aprovou o gasto de mais de 110 bilhões de dólares (539 bilhões de reais, na cotação atual) desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, mas os republicanos estão bloqueando um significativo pacote de ajuda.

Em troca de uma aprovação, exigem mudanças importantes na política migratória do país, incluindo seu endurecimento na fronteira com o México.

A poucos dias do recesso parlamentar para as festas de fim de ano, os congressistas aprovaram um orçamento de defesa para 2024, que mobiliza 300 milhões de dólares (1,47 bilhão de reais) para Kiev, uma quantidade mínima perto dos 61 bilhões de dólares (299 bilhões de reais) solicitados pela Casa Branca.

“Uma vez enviado, já não teremos autorização (…) e precisaremos que o Congresso aja sem demora”, disse Kirby, que garante que o envio de ajuda à Ucrânia beneficia os interesses nacionais dos EUA e é essencial para que “possa continuar sua luta pela liberdade”.

O presidente Joe Biden “está disposto a negociar de boa fé e a fazer concessões”, afirmou o porta-voz.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado