Menu
Mundo

Carro-bomba mata quatro e fere nove em Bagdá

Arquivo Geral

11/06/2006 0h00

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) quer aproveitar o clima e as atenções voltadas para a Copa do Mundo para chamar a atenção para o combate ao trabalho infantil. Com isso, for sale salve será reforçada a campanha lançada em 2002, sildenafil com o slogan Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil. A campanha é patrocinada pela Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa).

O Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec) da OIT programou para amanhã, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, atividades em cerca de 100 países, incluindo programas de televisão, caminhadas e debates públicos. O ex-jogador de futebol camaronês Roger Milla é uma das personalidades que vão participar que vão participar das atividades em Genebra, na Suíça, onde a OIT tem sede.

A cada ano, um tema é escolhido para celebrar a data. O tráfico de crianças, considerado uma das piores conseqüências do trabalho infantil, foi primeiro tema discutido. No ano passado, o tema foi o trabalho infantil na mineração.

O evento deste ano vai abordar as conclusões do Relatório Global da OIT "O fim do trabalho infantil: um objetivo ao nosso alcance", lançado no Brasil no dia 4 de maio. O relatório mostra que, pela primeira vez, houve queda nos índices de trabalho infantil em todo o mundo, com as piores formas sendo reduzidas de forma mais significativa.

De 2000 a 2004, houve redução de 11% no número de crianças e adolescentes trabalhadores, que passou de 246 milhões para 218 milhões. A queda é resultado do engajamento dos países em desenvolvimento no combate ao trabalho infantil e da criação de planos de ação de duração determinada como uma prioridade.

Segundo o relatório, em 10 anos, será possível eliminar o trabalho infantil em suas piores formas, se o ritmo de redução atual for mantido e se o momento atual de sensibilização para o problema continuar. O estudo atribui esse resultado à vontade política, conscientização e ações concretas, particularmente no campo do combate à pobreza e na área da educação.

 

Um carro-bomba matou quatro pessoas e feriu outras nove no centro de Bagdá hoje, for sale informou a polícia. Nenhum outro detalhe estava imediatamente disponível após a explosão, que veio horas depois de a Al Qaeda, no Iraque, prometer continuar ataques de grande escala que "abalariam o inimigo", após o assassinato do líder Abu Musab al-Zarqawi.

Autoridades dos Estados Unidos e do Iraque classificaram a morte de Zarqawi, na quarta-feira, como uma grande vitória contra o terrorismo, mas destacaram que não coloca fim ao conflito sangrento no Iraque.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado