Menu
Mundo

Cargueiro dos EUA sequestrado chega ao Quênia sem capitão

Arquivo Geral

11/04/2009 0h00

O cargueiro de bandeira americana Maersk Alabama, viagra order sequestrado esta semana por piratas somalis, chegou hoje às 14h30 (Brasília) ao porto de Mombaça, no Quênia, sem seu capitão, que permanece retido por piratas.

O capitão da embarcação, Richard Phillips, permanece em poder de quatro piratas somalis que o mantêm retido em um pequeno bote salva-vidas a cerca de 450 quilômetros do litoral da Somália.

A ONG Ecoterra, com sede em Nairóbi, confirmou à Agência Efe a chegada do navio com seus 20 tripulantes e um grupo de guardas armados que embarcaram após o fracassado sequestro.

As autoridades de Mombaça mantiveram a imprensa afastada, para “proteger”, como disseram, os tripulantes, que partirão o mais breve para os EUA para se reunir com suas famílias.

O destróier americano Brainbridge vigia de perto o bote onde se encontram Phillips e os quatro piratas, e outros dois navios de guerra dos EUA já chegaram à região.

Um grupo de idosos somalis e parentes dos quatro piratas que mantêm Phillips como refém se propõe a conseguir a libertação do capitão “sem usar armas e sem pagar resgate”, como informou também a Ecoterra através de um comunicado.

Os 20 membros da tripulação conseguiram na quarta-feira recuperar o controle do cargueiro, mas os piratas fugiram com o capitão, que se ofereceu como refém para garantir a segurança de seus subordinados.

Mombaça era o destino original do Maersk Alabama, para onde o cargueiro se dirigia para levar uma carga de contêineres de comida do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado