O episódio foi relatado à Agência Efe pelo dirigente camponês Rafael Alegria, quem indicou que os detidos também querem ser postos em liberdade.
“Nossos companheiros exigem a proteção aos documentos agrários no INA, para não atrapalhar o processo de reforma agrária no país”, acrescentou Alegria.
Um grupo de advogados vai assumir a defesa dos camponeses.
“Os camponeses estão bem de saúde, mas a situação poderia complicar porque a penitenciária está superlotada”, cotou Alegria, um dos coordenadores da Frente Nacional de Resistência contra o golpe de Estado.
A resistência popular que diariamente exige a restituição de Zelaya já começou a denunciar em todo o mundo a prisão de 38 camponeses em Honduras, por participarem de um protesto contra o golpe de Estado, contou Alegria.