Menu
Mundo

Câmara de Illinois fará julgamento político de governador

Arquivo Geral

15/12/2008 0h00

A Câmara dos Representantes de Illinois decidiu iniciar um julgamento político contra o governador Rod Blagojevich, viagra acusado de corrupção, case anunciou hoje o presidente da Câmara, drugs Michael Madigan.

Madigan, que é também chefe do Partido Democrata no Estado, disse em coletiva de imprensa que nomeará “imediatamente” uma comissão especial encarregada do trabalho preparatório para iniciar o procedimento no Senado.

O governador foi acusado e detido na semana passada por ter tentado, supostamente, vender a cadeira no Senado que o presidente eleito, Barack Obama, deixou vaga.

Para aprovação do julgamento político na Câmara dos Representantes estatal, é necessária a maioria simples dos 118 membros.

No Senado, o julgamento seria presidido pelo presidente da Suprema Corte do estado e a destituição do governador poderia ser aprovada com o voto de dois terços dos 59 legisladores.

Madigan disse que a comissão terá 21 membros, dos quais 12 serão democratas, e será encarregada de elaborar um relatório sobre as razões que levariam a legislatura estatal a destituir ao governador.

O presidente da Câmara assinalou que trabalhará “sem demoras”, já que Blagojevich “abusou de seus poderes”.

Madigan frisou que o governador “deixou passar a oportunidade de abandonar voluntariamente o cargo”, apesar dos chamados que recebeu para que renunciasse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado