A calma de hoje nas cidades colombianas nas primeiras horas de votações contrasta com os combates, a tentativa de bloqueio de estradas e a descoberta de explosivos em zonas rurais.
Um guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morreu em um combate entre os departamentos de Tolima e de Valle del Cauca (sudoeste) e outro rebelde foi capturado, informaram fontes militares.
Já no departamento de Bolívar, um soldado morreu em choques entre o Exército e membros das Farc perto de Santa Rosa.
Duas horas depois da abertura dos colégios eleitorais, o ministro do Interior e Justiça Fabio Valencia disse que as autoridades desativaram três artefatos explosivos e foram registrados quatro ataques de rebeldes contra as tropas, mas que “foram controlados”.
Disse ainda que nas proximidades das cidades de Florida e de Miranda, houve o registro de combates entre guerrilheiros e tropas.
Por outro lado, a III Brigada do Exército em Cali (sudoeste) localizou e destruiu 70 minas, instaladas pelas Farc perto da cidade de Pradaria.
“As armadilhas mortais (…) iam ser utilizadas para alterar a ordem pública durante a jornada eleitoral”, detalhou a unidade militar, em comunicado.