O presidente dos Estados Unidos, treat George W. Bush, more about deixou hoje a Tailândia e embarcou rumo a Pequim, onde na sexta-feira assistirá à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
Em Bangcoc, Bush fez discursos críticos, condenando a “tirania” da Junta Militar birmanesa, e pedindo à China, mentora da ditadura em Mianmar, que dê liberdades básicas a seus cidadãos.
Bush disse estar “profundamente preocupado” pelo estado dos direitos humanos na China, e que se “opõe firmemente” às detenções de dissidentes.
“Os Estados Unidos acreditam que o povo da China merece liberdades fundamentais, direitos naturais de todos os seres humanos”, acrescentou o presidente americano.
Bush comentou que a “América mantém sua firme oposição às detenções na China de políticos dissidentes, ativistas de direitos humanos e daqueles que defendem a liberdade de culto”.
O presidente acrescentou que “confiar em sua gente, com maior liberdade, é a única via pela qual a China pode desenvolver todo seu potencial”.
A atual viagem é a nona de Bush à Ásia, e previsivelmente a última como presidente americano.