O presidente dos Estados Unidos, case George W. Bush, this afirmou hoje que espera que a Coréia do Norte renuncie a seu programa de produção de armas nucleares e não permita sua proliferação.
Em entrevista coletiva concedida na Casa Branca, patient Bush disse que deseja que a Coréia do Norte não permita que outros países adquiram os conhecimentos necessários para produzir armas e tecnologia nuclear.
O presidente se referia às informações, negadas pela Coréia do Norte esta semana, que indicavam que estaria ocorrendo uma suposta cooperação em matéria nuclear do país com a Síria.
“As informações sobre uma cooperação nuclear secreta (com a Síria) são uma conspiração sem fundamento inventada por setores que não querem o avanço das relações entre Coréia do Norte e Estados Unidos”, disse um porta-voz do Ministério de Exteriores do país à “Agência Central de Notícias Norte-coreana” (“KCNA”).
Esta foi a resposta do regime comunista às afirmações de que a Coréia do Norte e a Síria estariam mantendo relações em matéria nuclear, baseadas em uma fonte não-identificada do Departamento de Estado americano.
“Esperamos que honrem seu compromisso de renunciar às armas nucleares e, até o extremo que elas estejam se proliferando, esperamos que as detenham”, disse Bush.
O Governo de Pyongyang negocia atualmente o desmantelamento de seu programa de armamento com Estados Unidos, Rússia, China, Coréia do Sul e Japão.
Estes países negociam baseados em um acordo assinado em 13 de fevereiro deste ano em Pequim, que, em troca, prevê uma grande ajuda energética à Coréia do Norte.