O multimilionário americano Warren Buffett disse hoje que a economia de seu país “rola precipício abaixo”, this web ao mesmo tempo que destacou que a situação poderia ser pior se o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) não estivesse intervindo desde setembro passado.
Em declarações à rede de TV “CNBC”, Buffett também afirmou que o desempenho econômico dos EUA “se aproxima do pior” panoramoa que imaginou.
O megainvestidor, um dos homens mais ricos do mundo, disse que a situação “não vai se regularizar com pouco” e que a mudança que levará o país a sair da crise “não virá com rapidez”.
Buffet também alertou para os riscos do aumento da inflação e elogiou a liderança do presidente do Fed, Ben Bernanke.
Além disso, previu que a economia estará bem daqui a cinco anos e que os sistemas econômico e financeiro dos EUA seguirá adiante, como fez em outras ocasiões no passado.
Nas declarações à “CNBC”, o multimilionário falou da necessidade de democratas e republicanos colaborarem mais, superando as visões partidárias em nome de objetivos que permitam melhorar a economia do país.
Sobre a saúde dos bancos, o americano disse que a maioria deles “está muito bem” e conseguirá superar problemas atuais como a restrição ao crédito. Porém, ressaltou que é importante a “atividade bancária” ser retomada.
O também presidente da Berkshire Hathaways destacou ainda a importância de o Governo dos Estados Unidos assegurar que os poupadores não perderão seu dinheiro caso os bancos quebrem. Por isso, recomendou ao presidente Barack Obama fazer uma “clara declaração” de apoio ao sistema bancário.