O primeiro-ministro do Reino Unido, no rx Gordon Brown, qualificou hoje de “decepcionante” a atitude do regime iraniano de expulsar dois diplomatas do Reino Unido e deter vários funcionários da embaixada britânica em Teerã.
Na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, Brown disse que as medidas tomadas pelo Irã são “injustificadas” e “inaceitáveis”.
Segundo o chefe do Governo britânico, o Irã tenta culpar o Reino Unido pelas “vozes legítimas iranianas” que defendem a democracia.
“Tenho certeza de que toda a Câmara (dos Comuns) compartilha minha profunda decepção pelo recente comportamento do regime iraniano”, e pela expulsão de dois diplomatas e a detenção de vários funcionários locais da delegação diplomática britânica, acrescentou.
“Mas nós vamos continuar trabalhando com nossos parceiros internacionais para ressaltar nossa preocupação com o Irã”, disse.
Na semana passada, em uma decisão recíproca, Brown anunciou no Parlamento a expulsão de Londres de dois diplomatas iranianos.