Menu
Mundo

Brown diz que <i>velhos tempos</i> não voltarão na Irlanda do Norte

Arquivo Geral

10/03/2009 0h00

O primeiro-ministro do Reino Unido, approved Gordon Brown, condenou hoje o assassinato de um policial na noite passada em Craigavon, na Irlanda do Norte, e assegurou que “não haverá um retorno aos velhos tempos” na província.

“Esses são assassinos que tentam distorcer, perturbar e destruir o processo de paz para a população da Irlanda do Norte”, disse Brown em Londres.

O agente, cuja identidade ainda não foi divulgada, morreu 48 horas depois que dois soldados foram assassinados na província em um ataque do IRA Autêntico (dissidência do Exército Republicano Irlandês).

Brown disse que a população “não quer o retorno das armas às ruas” da Irlanda do Norte. “Nunca se permitirá a destruição ou que se prejudique o processo político”, afirmou.

“Não haverá um retorno aos velhos tempos. Meus primeiros pensamentos estão com a família de um policial muito valente que foi assassinado e com as forças policiais”, assinalou o premiê.

O chefe do Serviço Policial da Irlanda do Norte (PSNI), Hugh Orde, disse hoje que os policiais tinham ido verificar uma denúncia de mulher assustada que percebeu uma atividade suspeita em Lismore Manor, uma área de maioria católica em Craigavon.

“Isso não impedirá que meus agentes e eu cumpramos com o serviço às comunidades que pagam para a proteção. Isso continuará de maneira implacável”, afirmou Orde.

“Isto nos lembra que um pequeno grupo disposto a prejudicar o que é um enorme progresso político está se tornando mais perigoso”, acrescentou o chefe do PSNI.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado