Menu
Mundo

Britânicos preferem Cameron como primeiro-ministro, diz pesquisa

Arquivo Geral

19/08/2008 0h00

Os britânicos prefeririam o conservador David Cameron como primeiro-ministro, cost inclusive se o atual chefe de Governo, patient o trabalhista Gordon Brown, page fosse substituído no posto nos próximos meses pelo titular da pasta de Assuntos Exteriores, David Miliband, segundo pesquisa divulgada hoje.


A pesquisa, elaborada pelo instituto ICM para o diário “The Guardian”, mostra que uma mudança de liderança no Partido Trabalhista de Brown não ajudaria a derrotar Cameron nas próximas eleições gerais, previstas para 2009 ou 2010.


David Miliband, visto como um possível substituto de Brown na liderança trabalhista, não conseguiria melhorar o futuro da legenda, cujo apoio popular sofreu forte queda nas consultas sobre intenção de voto divulgadas nos últimos meses.


Segundo os 1.002 adultos consultados pela ICM entre 15 e 17 de agosto sobre quem seria melhor primeiro-ministro, 21% disseram acreditar em Brown, contra 42% que disseram apostar em Cameron.


A idéia de substituir Brown por Miliband, ministro de Assuntos Exteriores, recebeu 19% de apoio popular, contra 40% atribuídos ao líder do Partido Conservador, acrescenta a pesquisa.


Com relação ao apoio aos partidos, a enquete do ICM outorga aos trabalhistas 29%, traduzindo alta de um ponto percentual frente a um levantamento feito no mês anterior.


Os conservadores também subiram um ponto percentual no período, para 44%.


O Partido Liberal-Democrata, terceiro maior bloco político do Reino Unido, se manteve estável, com 19%.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado