Menu
Mundo

Brasil participa de Semana das Regiões da União Européia

Arquivo Geral

08/10/2007 0h00

Ministros do Brasil, salve da China e da Rússia participam a partir de hoje da Semana Européia das Regiões (“Open Days”), buy more about aberta pela comissária européia de Política Regional, generic Danuta Hübner.

Na delegação brasileira estarão o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a secretária de programas regionais, Márcia Regina Sartori, e o diretor de planejamento regional, Henrique Villa da Costa Ferreira.

Durante o evento serão realizados debates com o objetivo de promover o desenvolvimento e a criação de empregos na União Européia (UE).

A Semana das Regiões marca o início de 450 novos programas de desenvolvimento e de investimentos públicos e privados no valor de 500 bilhões de euros entre 2007 e 2013.

O “Open Days” também é um ponto de encontro para mais de 5 mil representantes institucionais e de empresas de mais de 200 regiões da UE e de cidades de 33 países.

Pela primeira vez em cinco edições, a Semana conta com a participação de delegações internacionais de alto escalão.

Desta vez, Brasil, China e Rússia levaram seus altos representantes, assim como especialistas de outros países e organizações internacionais interessadas em conhecer a política regional e de coesão da UE, que entre 2007 e 2013 contará com 347,4 bilhões de euros (35,7% do orçamento total do bloco).

Pouco antes da abertura da Semana, Hübner se reuniu com a delegação chinesa para trocar pontos de vista sobre como estimular o crescimento e o emprego em nível regional. A comissária também fará reuniões semelhantes com brasileiros e russos nos próximos dias.

Hübner ressaltou que a Semana Européia das Regiões oferece uma oportunidade “única” ao reunir especialistas em desenvolvimento internacional, europeu, nacional, regional e local.

O evento anual – cujo lema nesta edição é “Fazendo Acontecer” – discutirá as conquistas obtidas em matéria de desenvolvimento e emprego nas regiões da UE graças às políticas de coesão comunitárias, o que será feito por meio de 150 seminários e oficinas.

Em um deles, um grupo de regiões liderado pela Cantábria (Espanha), junto com outras de Espanha, França, Itália, Irlanda e Reino Unido, irá destacar “a importância do transporte marítimo como exemplo de transporte sustentável e exemplo de competitividade e motor econômico regional”.

Como parte desta iniciativa para abrir as “estradas do mar”, foi lançado em 26 de setembro deste ano o chamado Arco Atlântico – rota que liga as cidades de Zeebrugge (porto de Bruges, na Bélgica) e Bilbao, na Espanha -, que procura aliviar a saturação do transporte rodoviário.

Os seminários da Semana Européia das Regiões são divididos em cinco temas principais: como atrair o investimento; as vantagens da proximidade; investir com critério; as melhores práticas que apóiam o crescimento e o emprego; e execução dos novos programas comunitários.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado