Menu
Mundo

Brasil fixa sobretaxa para importação de rodas e sapatos da China

Arquivo Geral

10/09/2009 0h00

Brasil fixou hoje uma sobretaxa de US$12,47 por cada par de sapatos importados da China e de US$0,75 por quilo de rodas provenientes desse país, por um prazo de cinco anos.

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), em uma decisão publicada nesta quarta-feira pelo Diário Oficial da União, indicou que a medida foi tomada como uma prática antidumping, que é a ação encaminhada para proteger os mercados interiores da concorrência desde o exterior.

A tarifa adicional começou a reger na própria quarta-feira e segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a decisão foi fruto de uma investigação sobre a importação desses artigos realizada por seu Departamento de Defesa Comercial.

O estudo apontou que entre 2003 e 2007 as importações de calçados chineses aumentaram no Brasil 549%, enquanto a produção nacional reduziu 28%.

No caso dos sapatos, foram excluídas da sobretaxa as sandálias de praia, pantufas, sapatilhas para dança e tênis.

As associações de produtores de calçados e rodas tinham apresentado em 2008 reivindicações formais ao Governo brasileiro para que tomasse medidas de proteção ao mercado local desses artigos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado