Menu
Mundo

Brasil e Argentina analisarão reduzir licenças não automáticas

Arquivo Geral

04/02/2010 22h15

Argentina e Brasil se comprometeram hoje a analisar uma redução das licenças não automáticas sobre alguns produtos e a flexibilizar outras, depois que o comércio bilateral cresceu 50% em janeiro.

Após dois dias de reuniões entre representantes dos dois países, o secretário de Indústria argentino, Eduardo Bianchi, e o vice-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, se mostraram hoje satisfeitos com os encontros e otimistas em relação às possibilidades de recuperação em 2010 após um ano “muito difícil”.

Bianchi disse hoje em entrevista coletiva que, embora as licenças não automáticas tenham sido um instrumento “fundamental para minimizar os efeitos da crise”, houve o compromisso de analisar se existem produtos nos quais elas podem ser removidas, se há outros nos quais possam ser mais flexíveis e em quais não há essa possibilidade.

Já Ramalho considerou que este é um momento muito adequado para analisar o assunto, depois do “crescimento recorde” registrado em janeiro no comércio bilateral, e opinou que “o ideal” é reduzir cada vez mais os produtos sujeitos a tais restrições.

Por outro lado, Bianchi lembrou que os representantes de Brasil e Argentina também decidiram analisar a necessidade de encontrar mecanismos para lidar com os setores mais sensíveis na relação comercial entre os dois países.

O secretário explicou também que várias estratégias foram elaboradas durante as reuniões mantidas em Buenos Aires, como o estudo conjunto da evolução comercial dos produtos de ambos os países em outros mercados, a implementação de missões comerciais conjuntas, assim como a criação de um grupo de análise da promoção dos investimentos.

Além disso, tanto Bianchi como Ramalho afirmaram que existe um interesse grande na integração de cadeias produtivas dos dois países, assunto que será abordado em um seminário internacional previsto para março, sem local definido.

Ramalho informou que as exportações do Brasil para a Argentina somaram US$ 973,3 milhões em janeiro, o que representa um crescimento anualizado de 51,3%.

As importações, que chegaram a US$ 932,5 milhões, cresceram 53,4% em relação a janeiro de 2009.

Para Ramalho, o crescimento do comércio bilateral durante o último mês foi “extraordinário” depois da crise de 2009.

Este encontro antecede a primeira reunião que a comissão ministerial criada pelos Governos de Argentina e Brasil em novembro passado para debater as dificuldades no comércio bilateral realizará nesta sexta-feira em Buenos Aires.

Antes desse encontro, do qual participarão os ministros de Relações Exteriores, Economia e Indústria dos dois países, os chanceleres da Argentina, Jorge Taiana, e do Brasil, Celso Amorim, terão na tarde de quinta-feira um diálogo de caráter político.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado