Menu
Mundo

Brasil condena explosões de aparelhos eletrônicos no Líbano

Ao menos nove pessoas, incluindo uma menor de idade, faleceram no ataque

Redação Jornal de Brasília

17/09/2024 23h33

lebanon israel palestinian conflict

Uma ambulância transporta pessoas feridas para o Centro Médico da Universidade Americana de Beirute, em 17 de setembro de 2024, depois que explosões atingiram locais em vários redutos do Hezbollah ao redor do Líbano, em meio às contínuas tensões transfronteiriças entre Israel e os combatentes do Hezbollah. Centenas de pessoas ficaram feridas quando dispositivos de paging de membros do Hezbollah explodiram simultaneamente em todo o Líbano em 17 de setembro, no que uma fonte próxima ao movimento militante disse ser uma “violação israelense” de suas comunicações. (Foto de Anwar AMRO/AFP)

A série de explosões coordenadas e simultâneas em centenas de aparelhos eletrônicos de comunicação no Líbano (pagers) foi condenado pelo governo brasileiro condenou nesta terça-feira (17). Ao menos nove pessoas, incluindo uma menor de idade, faleceram no ataque e centenas ficaram feridos na manhã de hoje. Não há registro de brasileiros entre as vítimas.

“Tais atos conduzem a escalada significativa de tensões na região e exacerbam o risco de alastramento do conflito. Demonstram, também, que, lamentavelmente, têm sido inócuos os múltiplos apelos da comunidade internacional para que atores no Oriente Médio exerçam máxima contenção”, disse, em nota, o Ministério das Relações Exteriores. A embaixada do Brasil em Beirute informa que está prestando as orientações à comunidade brasileira.

O Brasil também reiterou o caráter imperativo do pleno respeito à soberania e à integridade territorial dos países.

Os pagers são dispositivos eletrônicos usados para contactar pessoas através de uma rede de telecomunicações. O Hezbollah acusou Israel pela ação, dizendo que o país receberá “a punição que merece”. As informações são da Agência Brasil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado