Autoridades e bombeiros no estado de Vitória, na Austrália, ordenaram a evacuação de centenas de casas e edifícios nesta terça-feira (27) devido ao risco iminente de propagação de incêndios florestais, intensificados por uma onda de calor extremo e ventos fortes.
Há seis focos ativos de incêndios na região, com destaque para a zona de Otways, a sudoeste de Melbourne, conhecida por suas extensas florestas de eucaliptos e pela presença de mamíferos marsupiais como os coalas. A área, próxima à turística Grande Estrada do Oceano, enfrenta condições climáticas adversas que lembram o ‘verão negro’ vivido pelo país entre o final de 2019 e o início de 2020.
“Os bombeiros que estão no terreno vão agora começar a sentir mais o calor e a intensidade do vento”, alertou o chefe dos bombeiros locais, Jason Hefferman, ao confirmar a evacuação de moradores de quatro cidades e três áreas rurais na região.
No noroeste de Vitória, os termômetros registraram 48,9 graus Celsius, segundo o serviço meteorológico. Em Melbourne, sede do Aberto da Austrália, as temperaturas atingiram 43°C, levando à suspensão de jogos em duplas e de jogadores mais jovens nas quadras ao ar livre. Os organizadores do torneio, um dos quatro Grand Slams do tênis profissional, decidiram fechar o teto móvel da Arena Rod Laver para proteger os principais atletas.
No início do mês, incêndios florestais já haviam consumido milhares de hectares de floresta no norte do estado, destacando a vulnerabilidade da região a esses eventos climáticos.