Menu
Mundo

Bombardeios turcos na Síria deixam quatro mortos, diz administração curda

“O Estado ocupante turco atacou mais uma vez uma manifestação de civis na represa de Tishrin”, que estavam lá para “apoiar” as FDS

Redação Jornal de Brasília

18/01/2025 12h20

syria conflict

Combatente afiliado à nova administração da Síria na cidade costeira ocidental de Latakia, na Síria, em 26 de dezembro de 2024. As novas autoridades da Síria lançaram uma operação em um reduto do presidente deposto Bashar al-Assad em 26 de dezembro, com um monitor de guerra dizendo que três homens armados afiliados ao antigo governo foram mortos, um dia após protestos furiosos irromperem em várias áreas da Síria por causa de um vídeo mostrando um ataque a um santuário alauíta que circulou online. (Foto de Aaref WATAD / AFP)

Quatro pessoas morreram, neste sábado (18), em um bombardeio turco no nordeste da Síria, em uma área onde ocorrem combates entre grupos pró-turcos e forças dominadas pelos curdos, informou a administração curda semiautônoma.

Apesar das tentativas dos EUA de impor uma trégua, as Forças Democráticas Sírias (FDS), dominadas pelos curdos, e facções apoiadas pela Turquia têm entrado em confronto perto da represa estratégica de Tishrin desde novembro.

“O Estado ocupante turco atacou mais uma vez uma manifestação de civis na represa de Tishrin”, que estavam lá para “apoiar” as FDS.

O ataque deixou quatro mortos e 15 feridos, todos “civis”, disse a administração curda em um comunicado.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), sediado no Reino Unido, mas com uma extensa rede de informantes na Síria, mencionou três mortos e disse que morreram por um drone.

A Turquia vem ameaçando há semanas com uma operação militar para manter os combatentes curdos sírios longe de sua fronteira.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado