Na última madrugada ao menos 40 pessoas morreram em bombardeio de aviões turcos perto da fronteira com o Iraque, informou nesta quinta-feira a Agência Efe o porta-voz da União Patriótica do Curdistão (UPK) Karwan Anwar, a partir do território iraquiano.
Anwar destacou que há crianças e adolescentes entre as vítimas. Eram comerciantes que se dirigiam ao Iraque e foram confundidos com traficantes de drogas pelas autoridades turcas.
Da Turquia, a informação é confusa. Enquanto alguns meios de comunicação apontam que o alvo do ataque eram membros do proscrito Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK), outros sugerem que na realidade era um grupo de civis que fazia contrabando de gasolina entre os dois países.
Segundo a agência de notícias privada turca Dogan, alguns aviões não tripulados descobriram o grupo de pessoas na região de Uludere, na fronteira com o Iraque, durante o fim da noite passada e o início dessa madrugada, e o Exército da Turquia decidiu atacá-los nas primeiras horas desta quinta-feira com caças-bombardeiros F16.
As autoridades turcas assinalaram que o incidente ocorreu no lado iraquiano da fronteira e anunciaram que emitirão um comunicado quando concluída a investigação dos fatos.