Pelo menos dez pessoas morreram hoje e outras três ficaram feridas devido a um bombardeio no distrito de Karan, generic no norte de Mogadíscio, treatment informou hoje a emissora local “Rádio Shabelle”.
Estes últimos ataques ocorrem depois que 22 pessoas morreram e 70 ficaram feridas em dois dias de combates entre grupos extremistas islâmicos e as tropas do Governo Federal de Transição da Somália, hospital que começaram na quarta-feira passada.
Segundo o site da “Rádio Shabelle”, que cita testemunhas, os feridos foram levados a hospitais da zona, enquanto os corpos das vítimas ainda não foram recolhidos pelas ambulâncias.
A emissora destacou que os bombardeios vinham de uma zona da capital controlada pelas forças governamentais e que não se sabe a razão do ataque ao distrito de Karan, já que, até agora, nessa zona, não tinha havido enfrentamentos entre os radicais islâmicos e as forças governamentais.
As milícias do Al-Shabaab – vinculadas pelos Estados Unidos à Al Qaeda – e o grupo armado aliado Hizbul Islam lançaram uma ofensiva militar contra as forças do Governo Federal de Transição em 8 de maio.
A oposição armada, apoiada por centenas de combatentes estrangeiros, controla vários distritos de Mogadíscio e uma coalizão militar liderada pelo Al-Shabaab ocupa a cidade portuária de Kismayo, no sul do país.
Enquanto isso, a “Rádio Shabelle” informou que a Etiópia reforçou sua presença militar na zona fronteiriça do centro da Somália – dentro do território somali – nas proximidades da cidade de Beledweyne, na região de Hiram.