Menu
Mundo

Bombardeio com drone deixa 80 mortos no sul do Sudão

Os ataques ocorreram na noite de domingo na cidade de Al-Dibab, no estado de Cordofão do Oeste

Redação Jornal de Brasília

19/10/2026 11h55

Foto: Mahmud-Hams/AFP.

Foto: Mahmud-Hams/AFP.

Um ataque com drone perto de um mercado no sul do Sudão deixou 80 mortos no fim de semana, a maioria trabalhadores que voltavam para suas casas, informaram nesta segunda-feira (19) à AFP uma fonte médica e uma testemunha.

Os ataques ocorreram na noite de domingo na cidade de Al-Dibab, no estado de Cordofão do Oeste. Foi um dos mais sangrentos desde o início da guerra, em abril de 2023, entre as forças armadas e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR).

Após a explosão do drone, havia “50 corpos que ajudei a enterrar, um deles meu irmão”, disse Ahmed Abakar Wadi à AFP, usando uma conexão de internet via satélite para contornar um apagão de comunicações.

Segundo a mesma testemunha, outras 47 pessoas foram levadas ao hospital, onde 30 morreram em consequência dos ferimentos, informou uma fonte médica à AFP.

“Um total de 80 pessoas morreram no ataque com drones contra Al-Dibab, e outro ataque com drones contra Al-Mujlad deixou quatro feridos que estão sendo atendidos neste momento”, disse o médico, que pediu anonimato por questões de segurança.

Desde o início do conflito, não há um número oficial de mortos, mas os trabalhadores humanitários estimam que mais de 200.000 pessoas tenham perdido a vida.

Além disso, há 12 milhões de deslocados e, segundo a ONU, a guerra provocou a pior crise humanitária do mundo.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado