Menu
Mundo

Bolsas de NY trocam sinal e fecham em alta, impulsionadas por bancos e energia; techs caem

Os índices receberam impulso do setor bancário e de energia, conforme o mercado ponderava uma série de indicadores dados dos EUA

Redação Jornal de Brasília

03/12/2025 19h07

us economy markets nyse

Uma placa de rua de Wall Street, no Distrito Financeiro, perto da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em 19 de maio de 2025, na cidade de Nova York. (Foto de TIMOTHY A. CLARY / AFP)

São Paulo, 03 – As bolsas de Nova York encerraram a sessão desta quarta-feira em alta, deixando em segundo plano a pressão deflagrada pela Microsoft entre ações de tecnologia. Os índices receberam impulso do setor bancário e de energia, conforme o mercado ponderava uma série de indicadores dados dos EUA e relatos de que Kevin Hassett é o favorito para assumir a presidência do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

O Dow Jones fechou em alta de 0,86%, aos 47.882,83 pontos, o S&P 500 subiu 0,30%, aos 6.849,95 pontos, enquanto o Nasdaq avançou 0,17%, aos 23.454,09 pontos.

O dia começou no vermelho em Wall Street, com os índices pressionados pela queda de ações do setor de tecnologia após relatos que a Microsoft teria reduzido cotas de vendas para softwares de inteligência artificial (IA) – informação posteriormente negada pela empresa, que ainda encerrou em queda de 1,04%.

Em contrapartida, a Marvell saltou 7,94% depois de agradar em resultados corporativos positivos. A Salesforce, que divulga o balanço após o fechamento do mercado, teve alta de 1,71%.

As bolsas inverteram sinal e passaram a subir, a medida que investidores ponderavam dados divergentes sobre emprego e serviços nos EUA. Para a Capital Economics, as leituras devem ser suficientes para convencer o Fed a cortar juros na próxima semana, expectativa semelhante a do mercado, segundo monitoramento do CME Group.

O mercado acompanha ainda a possível nomeação do conselheiro econômico de Trump, Kevin Hassett, para substituir o atual presidente do Fed, Jerome Powell.

Já no fim da tarde, os ganhos robustos do setor bancário deram impulso extra aos mercados: o Goldman Sachs – ação de maior peso no Dow Jones – subiu 2,62%, enquanto o JPMorgan avançou 1,38%, o Morgan Stanley teve alta de 2,74%, o Bank of America, 1,69%, e o Citi, 3,42%. O índice bancário KBW do Nasdaq encerrou em alta de 2,32%.

Empresas de energia acompanharam alta do petróleo, com destaque para Chevron (+0,89%) e Exxon Mobil (+2,1%). A Tesla, por sua vez, saltou 4,08% em expectativa por relatórios de vendas de carros na China e na Europa.

Como destaque negativo, a Netflix perdeu 4,93%. Traders circularam, em redes sociais, relatos de que a fusão com a Warner Bros. Discovery poderia ter efeitos negativos para a empresa.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado