Menu
Mundo

Bolsas de NY sobem pela 2ª sessão seguida,com apetite por risco ante notícias sobre Groenlândia

Trump afirmou que a estrutura para o acordo da Groenlândia está “sendo trabalhada” e que “será incrível para os EUA”

Redação Jornal de Brasília

22/01/2026 18h25

us economy markets nyse

Uma placa de rua de Wall Street, no Distrito Financeiro, perto da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em 19 de maio de 2025, na cidade de Nova York. (Foto de TIMOTHY A. CLARY / AFP)

São Paulo, 22 – As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 22, estendendo ganhos da sessão anterior ainda sob alívio com a redução das tensões entre Estados Unidos e aliados europeus. As perspectivas de um acordo anunciado pelo presidente Donald Trump para a questão da Groenlândia alimentou um apetite por risco nos mercados acionários, em dia marcado ainda por balanços e dados de inflação, atividade e emprego nos EUA.

O Dow Jones subiu 0,63%, aos 49.384,01 pontos, enquanto o S&P 500 encerrou com alta de 0,55% aos 6.913,36 pontos e o Nasdaq teve elevação 0,91%, aos 23.436,02 pontos.

Trump afirmou que a estrutura para o acordo da Groenlândia está “sendo trabalhada” e que “será incrível para os EUA”. Contudo, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, negou ter detalhes sobre o esboço e afirmou que existem limites inegociáveis para a ilha autônoma, incluindo sua soberania. “São linhas vermelhas que não queremos ultrapassar”, disse. Já o Parlamento Europeu disse que continuará avaliando se aprovará o acordo comercial com os EUA após a suspensão de tarifas.

A MP Materials, que vem operando com volatilidade por conta das perspectivas da exploração das terras raras no Ártico, subiu 5,76%. Já a Freeport-McMoRan caiu 2,81%, depois de desagradar em resultados trimestrais e na contramão dos ganhos de metais preciosos e básicos.

O consumo das famílias americanas permanece resiliente, de acordo com os dados divulgados nesta quinta, aponta o Wells Fargo. No entanto, o banco pondera que a tendência de crescimento da renda permanece fraca. Conforme o CME Group, os dados consolidaram expectativa de manutenção dos juros em janeiro.

A Meta subiu 5,66%, após o Jefferies classificar o papel como “Top Pick”, citando progressos nos esforços em inteligência artificial (IA). As ADRs da Alibaba avançaram 5,06% com a gigante do e-commerce chinês se preparando para abrir o capital de sua divisão de fabricação de chips IA. A GE Aerospace tombou 7,29% depois de divulgar resultados, enquanto a Procter & Gamble avançou 2,64% depois de seu balanço. Intel e Alcoa informam seus balanços após o fechamento.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado