Menu
Mundo

Bolsas de NY fecham em alta, com avanço de petroleiras e ações de defesa por Venezuela

As perspectivas para as empresas ligadas ao setor petrolífero e defesa impulsionaram as ações destas companhias

Redação Jornal de Brasília

05/01/2026 18h34

us economy markets nyse

Uma placa de rua de Wall Street, no Distrito Financeiro, perto da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em 19 de maio de 2025, na cidade de Nova York. (Foto de TIMOTHY A. CLARY / AFP)

São Paulo, 05 – As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira, 5, em sessão que tem como destaque as repercussões da incursão norte-americana na Venezuela que levou à queda de Nicolás Maduro durante o final de semana. As perspectivas para as empresas ligadas ao setor petrolífero e defesa impulsionaram as ações destas companhias, enquanto a amplitude da presença de Washington na região é observada. Além disso, indicadores da economia dos Estados Unidos seguem no radar.

O Dow Jones subiu 1,23%, aos 48.977,18 pontos, enquanto o S&P 500 encerrou com ganhos de 0,64%, aos 6.902,05 pontos e o Nasdaq teve alta em 0,69%, aos 23.395,82 pontos.

O Secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, planeja conversar esta semana com executivos da indústria petrolífera sobre a revitalização do setor energético da Venezuela após a captura Maduro, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, publicou a Bloomberg.

Wright participará da Conferência de Energia, Tecnologia Limpa e Utilidades do Goldman Sachs em Miami nesta semana, que contará com a presença de executivos da Chevron, ConocoPhillips e outras empresas. As ações da primeira, que segue operando na Venezuela, subiram 5,10%, os papéis da segunda avançaram 2,59% e os da Exxon Mobil tiveram alta de 2,21%.

No setor de defesa, a Lockheed Martin avançou 2,92% e a Northrop Grumman ganhou 4,38%. A Leidos Holdings terminou o dia em alta de 6,55%.

Outro setor com destaque nas altas foi o financeiro. O Goldman Sachs liderou os ganhos e subiu 3,73%, seguida pela do Citi, que avançou 3,88%. O JPMorgan teve alta de 1,23%, enquanto o Bank of America e o Morgan Stanley registraram variações positivas de 1,68% e 2,55%. Por outro lado, a Versant desabou 13,03%, depois que anunciou a conclusão de sua cisão da Comcast e disse que começará a ser negociada nesta segunda no mercado de ações Nasdaq.

Entre os indicadores, o índice de atividade industrial (PMI, na sigla em inglês) dos EUA caiu e contrariou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta. O destaque nesta semana é o relatório de emprego de dezembro, a ser divulgado na sexta-feira, 9.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado