Menu
Mundo

Bolívia comemora gás argentino e descarta crise no abastecimento para o país

Arquivo Geral

25/11/2010 16h00

O ministro de Energia boliviano, Luis Fernando Vincenti, declarou nesta quinta-feira que está feliz com a descoberta de uma grande reserva de gás natural não convencional na Argentina, e descartou riscos de crise na vendas do combustível boliviano para o mercado argentino.

“Estamos felizes que a Argentina retome o caminho da prospecção, que avançou sua segurança energética, mas hoje não existe nenhuma possibilidade de substituir o gás boliviano”, declarou Vincenti, citado pela agência estadual “ABI”.

“Ao tratar-se de gás não convencional, os custos de exploração e a complexidade tornam o produto não competitivo frente ao boliviano por pelo menos dez anos”, argumentou.

Vincenti explicou que o gás não convencional exige uma tecnologia nova com altos custos, que só está em execução nos Estados Unidos.

A Argentina anunciou a descoberta na terça-feira junto com os 46 projetos para a exploração das jazidas.

As vendas de gás boliviano para o Brasil e para a Argentina cresceram 12,8 % nos primeiros três semestres do ano, em comparação ao mesmo período de 2009, e atingiram 31,7 milhões de metros cúbicos por dia, conforme a empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB, da sigla em espanhol).

A Bolívia visa aumentar os envios à Argentina para 10 milhões de metros cúbicos diários a médio prazo e depois até 27,7 milhões de metros cúbicos diários, após construção de um gasoduto binacional previsto para ser assinado até o fim do ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado