Menu
Mundo

Boca-de-urna aponta vitória da oposição conservadora na Bulgária

Arquivo Geral

05/07/2009 0h00

A oposição conservadora liderada pelo partido Cidadãos para Desenvolvimento Europeu da Bulgária (Gerb) venceu as eleições gerais na Bulgária, symptoms com 42% dos votos, segundo as pesquisas de boca-de-urna anunciadas logo após o fechamento dos colégios eleitorais.

O segundo lugar, ainda de acordo com a pesquisa, seria para o Partido Socialista Búlgaro (BSP), liderado pelo primeiro-ministro Serguei Stanishev, que obteria 17% dos votos.

Os opositores do Gerb são liderados pelo prefeito de Sófia, Boiko Borisov, ex-guarda-costas do último ditador comunista do país, Todor Zhivkov, e que centrou sua campanha em denunciar a corrupção que afeta todos os níveis da administração pública.

O terceiro posto seria para o partido Movimentos de Direitos e Liberdades (DPS), da minoria turca no país, que obteria 11,6% dos votos eleitorais.

A maior surpresa no pleito seria que o partido NDSV, do último rei, Simeón da Bulgária, teria apenas 2,7% dos votos e não alcançaria assim a margem de 4% necessária para entrar no Parlamento.

Os 11.404 colégios eleitorais na Bulgária fecharam hoje às 19h (13h, Brasília) após uma jornada que transcorreu sem incidentes graves, embora 12 pessoas tenham sido detidas por participar de compra de votos.

A participação beirou 47% do censo eleitoral. Mais de seis milhões de búlgaros estavam convocados às urnas para escolher os 240 deputados que os representarão no Parlamento (unicameral) durante os próximos quatro anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado