Aos 79 anos e com a libertação prevista para o próximo dia 3, Biggs está sendo tratado no hospital universitário de Norfolk e Norwich (leste da Inglaterra).
No último dia 25, uma comissão especial recomendou a libertação do ladrão da prisão de Norwich, ao concluir que não representa nenhum risco para a população. Ele cumpre pena na ala hospitaleira por seu precário estado de saúde.
No dia 3 de julho, Biggs terá direito oficialmente à liberdade condicional, após ter cumprido um terço de sua pena de 30 anos. Entretanto, a decisão final está nas mãos do ministro da Justiça do Reino Unido, Jack Straw, que deve faze um anúncio a respeito em breve.
Caso seja libertado, Biggs deve ser transferido para um hospital no norte de Londres, perto de onde vive seu filho, Michael, de 34 anos, nascido no Brasil e que inclusive fez parte do famoso grupo infantil Balão Mágico nos anos 80.
O criminoso já teve sérios problemas de saúde desde maio de 2001, quando decidiu se entregar voluntariamente à Justiça do Reino Unido, após ter fugido para o Brasil em 1965, onde viveu foragido.
Sua fama se deve ao assalto do trem pagador, também chamado de o “roubo do século”. Em 1963, ele e mais 14 criminosos roubaram US$ 4,2 milhões, a maior soma roubada até então em um único assalto.
Após cumprir apenas 15 meses dos 30 anos de prisão de sua pena, Biggs fugiu da prisão de Wandsworth, em Londres, e fugiu para França e Austrália, até acabar no Brasil, onde viveu no Rio de Janeiro.