Menu
Mundo

Biden promete defesa militar de Taiwan em caso de invasão da China

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se comprometeu com uma defesa militar de Taiwan se a China tentar tomar pela força o controle

Redação Jornal de Brasília

23/05/2022 7h18

Foto: Casa Branca/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se comprometeu nesta segunda-feira (23) com uma defesa militar de Taiwan se a China tentar tomar pela força o controle da ilha autônoma, ao mesmo tempo que advertiu que Pequim “flerta com o perigo”.

Biden fez as declarações em Tóquio, durante uma visita oficial ao Japão, onde se reuniu com o primeiro-ministro Fumio Kishida. No fim de semana, ele visitou a Coreia do Sul.

O governo americano considera Japão e Coreia do Sul eixos da ofensiva dos Estados Unidos contra a crescente força comercial e militar da China, assim como sócios na aliança ocidental para isolar a Rússia após a invasão da Ucrânia.

Em uma entrevista coletiva conjunta, Biden e Kishida adotaram um tom firme a respeito da China e defenderam a “visão comum de (uma região) Indo-Pacífico livre e aberta”. Também concordaram na necessidade de vigiar a atividade naval chinesa em uma região na qual Pequim tem grandes ambições.

Ao ser questionado se Washington atuaria militarmente contra Pequim em caso de tentativa chinesa de tomar o controle de Taiwan pela força, o presidente americano respondeu: “É o compromisso que assumimos”.

“Concordamos com a política de uma só China, aderimos a ela… mas a ideia de que Taiwan pode ser tomada à força não é apropriada, deslocaria toda a região e seria outra ação semelhante a da Ucrânia”, disse Biden.

A China está “flertando com o perigo”, acrescentou Biden, em referência ao número crescente de manobras chinesas, com exercícios navais e obras de construção na região.

A China considera Taiwan uma província rebelde que deve ser integrada ao país, inclusive pela força se necessário.

Pouco depois, a China respondeu rapidamente que está disposta a defender seus interesses nacionais em Taiwan.

“Ninguém deveria subestimar a firme determinação, a firme vontade e capacidade do povo chinês de defender a soberania nacional e a integridade territorial”, disse o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Wang Wenbin.

“A questão de Taiwan é um tema puramente interno da China”, acrescentou.

Rússia “deve pagar o preço”

Biden também atacou o governo russo, que “tem que pagar um preço a longo prazo por sua barbárie na Ucrânia, em referência às sanções impostas por Washington e seus aliados.

“Não se trata apenas da Ucrânia”, declarou Biden. “Se as sanções não forem mantidas em muitos aspectos, que sinal enviaríamos à China sobre o custo de uma tentativa de tomar Taiwan pela força?”, perguntou.

Na terça-feira, Biden tentar reforçar a liderança americana na região Ásia-Pacífico em uma reunião de cúpula com os chefes de Governo da Austrália, Índia e Japão, o grupo conhecido como “Quad”.

A Índia, no entanto, se recusou a condenar até o momento de maneira aberta a guerra na Ucrânia, ou a reduzir os negócios com a Rússia. Biden terá uma reunião com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

A viagem de Biden pela Ásia é marcada pelo temor de que a Coreia do Norte teste um míssil com capacidade nuclear ou até mesmo uma bomba, o que não aconteceu durante a visita a Seul.

Mas a ameaça persiste, de acordo com o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

“Se a Coreia do Norte agir, estaremos preparados para responder. Se a Coreia do Norte não agir, terá a oportunidade, como já afiramos, de comparecer à mesa lo de negociações”, declarou.

Pyongyang rejeitou até o momento os pedidos americanos de diálogo, segundo fontes da Casa Branca, ignorando inclusive as ofertas de ajuda para combater um surto repentino de covid-19.

Nova iniciativa comercial

Ao mesmo tempo, o presidente americano anunciou nesta segunda-feira em Tóquio o lançamento de uma nova iniciativa econômica para a região Ásia-Pacífico, que inicialmente terá 13 países membros, incluindo a Índia e Japão, mas sem a China.

“Estados Unidos e Japão, ao lado de outros 11 países, lançarão a Iniciativa Econômica Indo-Pacífico”, disse Biden sobre o mecanismo, que não será um acordo de livre comércio. O marco prevê a integração em quatro áreas cruciais: economia digital, cadeias de abastecimento, energias verdes e luta contra a corrupção.

“É um compromisso para trabalhar com nossos amigos próximos e sócios na região, diante de desafios para garantir a competitividade econômica no século XXI”, acrescentou o presidente americano, que disse considerar a suspensão de algumas barreiras alfandegárias para a China.

O governo dos Estados Unidos não tem grande interesse em retornar a um acordo comercial vinculante com a Ásia depois que o ex-presidente Donald Trump se retirou, em 2017, do Tratado de Parceria Transpacífica.

© Agence France-Presse

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado