O vice-presidente dos Estados Unidos, physician Joseph Biden, approved chegou hoje a Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegovina, onde iniciou sua viagem pelos Bálcãs que também o levará a Kosovo e Sérvia.
Biden se reunirá nesta manhã (local) com a Presidência tripartida bósnia, uma chefia colegiada do Estado integrada por um muçulmano, um sérvio e um croata, e depois discursará aos deputados do Parlamento.
O vice-presidente americano também conversará com o primeiro-ministro da Bósnia-Herzegovina, Nikola Spiric, e com o chefe do Governo autônomo servo-bósnio, Milorad Dodik.
Em Sarajevo, Biden estará acompanhado pelo chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Javier Solana, e pelo diplomata austríaco Valentin Inzko, alto representante da comunidade internacional para a Bósnia-Herzegovina.
Espera-se que o democrata peça mais empenho na reforma constitucional local e que defenda uma maior eficácia das instituições centrais do país – comuns a muçulmanos, sérvios e croatas -, enfraquecidas mesmo 14 anos após a guerra bósnia (1992-1995).
A viagem do vice-presidente a Bósnia-Herzegovina, Sérvia e Kosovo é considerada um claro sinal da importância que o Governo Barack Obama atribui à região e do interesse dos Estados Unidos pela estabilidade nos Bálcãs.