Menu
Mundo

Bessent: Japão conseguiu 15% por conta de mecanismo financeiro ‘inovador’; UE ainda não inovou

Bessent disse que o novo sistema consistirá na provisão de ativos e fundos, formando um novo capital que será redirecionado para “indústrias específicas” com o objetivo de eliminar riscos nas cadeias de oferta

Redação Jornal de Brasília

23/07/2025 10h02

us politics congress hearing treasury bessent

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o acordo com o Japão e a redução de tarifas recíprocas foram possíveis somente após os japoneses oferecerem um “mecanismo inovador de financiamento”. Em entrevista à Bloomberg TV, Bessent disse que o novo sistema consistirá na provisão de ativos e fundos, formando um novo capital que será redirecionado para “indústrias específicas” com o objetivo de eliminar riscos nas cadeias de oferta.

“O Japão conseguiu tarifas de 15% por conta do mecanismo inovador. Mas a União Europeia (UE) ainda não teve nada inovador”, respondeu, ao ser questionado sobre a diferença nas negociações entre os parceiros comerciais.

Contudo, Bessent afirmou que as negociações com contrapartes europeias estão avançando e alegou que as ameaças de retaliação são apenas táticas de negociação. Outra diferença apontada por ele quanto à velocidade para chegar a um acordo é a dificuldade de se obter consenso no bloco que representa 27 países.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado