Menu
Mundo

Bessent diz que Trump terá decisão final sobre possível redução de tarifas sobre metais

Sobre a China, Bessent destacou brevemente, em entrevista à CNBC nesta sexta-feira, 13, que os EUA “não querem se desvincular, querem reduzir riscos”, sem dar mais detalhes

Redação Jornal de Brasília

13/02/2026 13h17

bessent (1)

Foto: Saul Loeb/AFP

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que eventuais mudanças nas tarifas sobre metais ainda estão em avaliação e que a decisão final caberá ao presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo ele, houve conversa pela manhã com o representante de Comércio (USTR), Jamieson Greer, para discutir o tema, e “veremos se haverá uma redução” das medidas.

Sobre a China, Bessent destacou brevemente, em entrevista à CNBC nesta sexta-feira, 13, que os EUA “não querem se desvincular, querem reduzir riscos”, sem dar mais detalhes.

Na área fiscal, Bessent contestou projeções do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO), que estimam déficits de US$ 1,9 trilhão em 2026 e de US$ 3,1 trilhões em 2036. “Eu fico com o mercado, não com o CBO”, disse, argumentando que o mercado de Treasuries permanece “calmo” porque o governo está “arrumando a casa fiscal”.

Ele acrescentou que há “boa chance” de o crescimento do PIB no quarto trimestre ter alcançado 3% ou mais e projetou que a inflação pode retornar para perto da meta de 2% do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) até meados deste ano.

Bessent também defendeu a rápida aprovação do projeto de lei sobre criptomoedas, chamado de “Clarity Act”, afirmando que maior clareza regulatória traria conforto aos mercados e que a proposta deveria chegar à mesa de Trump “o mais rápido possível”, ainda nesta primavera.

O secretário também anunciou que o Tesouro oferecerá recompensas financeiras a denunciantes que contribuírem para identificar fraudes, lavagem de dinheiro e violações de sanções, em iniciativa liderada pela Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN).

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado