Menu
Mundo

Bernanke pede cautela sobre início de recuperação econômica nos EUA

Arquivo Geral

07/12/2009 0h00


O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, reconheceu hoje que os últimos indicadores apontam para uma incipiente recuperação econômica nos Estados Unidos, mas advertiu que é cedo demais para comemorar.

“Ainda há muito caminho pela frente antes que possamos afirmar que a recuperação pode ser sustentada por si só”, disse Bernanke, em uma conferência no Clube Econômico de Washington.

O presidente do Fed reconheceu que, segundo os últimos indicadores, os EUA começaram a sair da recessão que começou em dezembro de 2007 e que qualificou como a pior desde a Grande Depressão dos anos 30.

No último trimestre, a economia americana cresceu pela primeira vez em um ano a uma taxa anualizada de 2,8%, e o desemprego no país caiu levemente em novembro, para 10%.

Em seu discurso, o presidente do Fed disse que, em sua opinião, a recuperação continuará no ano que vem apesar da fraqueza do mercado de trabalho.

“Uma das questões de maior incerteza para os economistas é se a recuperação econômica será suficientemente forte para criar empregos e reduzir a taxa de desemprego”, disse.

A aposta de Bernanke é de que os EUA seguirão experimentando um crescimento econômico modesto em 2010, mas suficiente para reduzir a taxa de desemprego, “mesmo que a um ritmo menor do que gostaríamos”, acrescentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado