Menu
Mundo

Berlusconi desiste da corrida presidencial na Itália

Em um comunicado durante uma reunião virtual, Berlusconi disse que, por “responsabilidade nacional”, pediu que retirassem seu nome

Redação Jornal de Brasília

22/01/2022 17h36

O ex-primeiro-ministro e magnata das comunicações Silvio Berlusconi anunciou neste sábado(22) a retirada de sua candidatura à presidência da Itália, dois dias antes do início da votação no Parlamento. 

‘Il Cavaliere’, de 85 anos, faz campanha há semanas para substituir o presidente Sergio Mattarella, embora poucos analistas acreditem que ele tenha apoio suficiente para vencer. 

Em um comunicado durante uma reunião virtual com líderes da direita italiana, Berlusconi insistiu que tinha votos suficientes, mas por “responsabilidade nacional”, pediu aos que propuseram seu nome que o retirassem. 

“Hoje, a Itália precisa de unidade”, disse ele, aludindo à atual pandemia de covid-19. “Continuarei a servir meu país de outras maneiras”, acrescentou. 

O principal candidato à presidência continua sendo o primeiro-ministro Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu que liderou o governo de unidade nacional da Itália no ano passado.

Berlusconi, cujo partido Força Itália é membro do governo, repetiu seu desejo de que Draghi permaneça no cargo até as próximas eleições legislativas em 2023. 

Agência France Press

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado