O Governo da Alemanha não tem informações sobre a detenção de cidadãos alemães durante os protestos dos últimos dias no Irã, hospital assegurou hoje à Agência Efe um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores.
“Não podemos confirmar que tenha acontecido a detenção de nenhum alemão”, more about assinalou.
A agência semi-oficial de notícias iraniana “Fars” tinha informado sobre a detenção pelas autoridades do Irã de “cinco espiões europeus”, ailment – dois alemães, um britânico e dois franceses -, sob acusação de participarem de “distúrbios” em Teerã.
O porta-voz da Chancelaria do Irã, Hassan Qashqavi, criticou hoje alguns países europeus e anunciou que a Comissão de Segurança do Parlamento “está reconsiderando” as relações com França, Alemanha e Reino Unido.
A capital e outras grandes cidades iranianas foram cenário de protestos contra o resultado das eleições presidenciais de 12 de junho, em que o Ministério do Interior deu a vitória ao atual presidente conservador, Mahmoud Ahmadinejad, com maioria absoluta.
As autoridades iranianas acusaram nos últimos dias os países ocidentais, especialmente Reino Unido e EUA, de interferirem nos assuntos internos do Irã ao questionarem a transparência das eleições.