Menu
Mundo

BCE impõe multa de mais de 12 milhões de euros ao banco JP Morgan

Mostra gratuita reúne cerca de 200 imagens icônicas de Salgado, incluindo projeto inédito sobre Paris, e destaca também obras do filho do artista, Rodrigo

Redação Jornal de Brasília

19/02/2026 16h36

Foto: STAN HONDA / AFP

Foto: STAN HONDA / AFP

O Banco Central Europeu (BCE) impôs, nesta quinta-feira (19), uma multa de 12,2 milhões de euros (US$ 14,4 milhões ou R$ 75,3 milhões, na cotação atual) ao banco americano JP Morgan por ter fornecido dados incorretos sobre suas necessidades de capital.

A sanção, composta por duas multas de 10 milhões e dois milhões de euros, é a mais alta da história do banco central, confirmou um porta-voz à AFP.

O BCE atribui à subsidiária europeia do JP Morgan duas “negligências graves” relacionadas aos chamados ativos ponderados pelo risco, utilizados para calcular o capital que um banco deve manter para se proteger caso seus empréstimos ou investimentos percam valor.

“Entre 2019 e 2024, o banco declarou ativos ponderados pelo risco inferiores aos que deveria”, indicou a instituição sediada em Frankfurt em comunicado.

Isto “impediu o BCE”, que atua como supervisor único dos grandes bancos da zona do euro, de ter “uma visão global de seu perfil de risco”.

Ao subestimar estes ativos, a instituição financeira apresentou índices de capital “superiores à realidade”, um dado fundamental para medir sua solidez e capacidade de absorver perdas, segundo o BCE.

O JP Morgan, o maior banco dos Estados Unidos em ativos, pode recorrer da decisão no Tribunal de Justiça da União Europeia.

AFP

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado