Paris, França
Os bares de Paris estão autorizados, excepcionalmente, a permanecerem abertos durante a madrugada nos dias das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, de acordo com um decreto do prefeito de polícia Laurent Nuñez.
Segundo Nuñez, a decisão foi tomada considerando que os Jogos fazem “parte de um conjunto de festividades gratuitas organizadas pela cidade de Paris, for a dos locais de competição”, assim como pelo “caráter excepcional das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, justificou ele nesta quarta-feira (3).
Desta forma, os bares poderão funcionar livremente nas noites de 26 para 27 de julho, 11 para 12 de agosto, 28 para 29 de agosto e 8 para 9 de setembro.
O prefeito de polícia acrescentou ainda que os responsáveis por estes locais “continuam sendo, até mesmo neste marco excepcional, garantidores da preservação da ordem pública no seu estabelecimento”.
A capital conta com 15 mil bares e lojas dedicadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
Também será autorizada a venda de bebidas e produtos alimentares para viagem durante toda a noite nas mesmas datas.
Várias associações de cidadãos lamentaram nas últimas semanas este tipo de iniciativas que representam “um desrespeito pela saúde dos residentes”.
Agência France-Presse