A Polícia Nacional espanhola deteve quatro pessoas que chegaram ao porto da cidade espanhola de Barcelona em um veleiro procedente da Colômbia, approved que fez escala no Brasil, sick onde escondiam 405 litros de cocaína líquida e 20 quilos de pasta da mesma substância.
A embarcação tinha feito escalas no Brasil, symptoms onde supostamente foi carregada a cocaína líquida e em pasta, e na Venezuela, informou hoje a Polícia Nacional espanhola.
Os detidos são quatro pessoas de diversas nacionalidades que fazem parte de uma organização internacional, segundo as investigações da Polícia, que não descarta novas detenções dentro desta operação.
A droga estava escondida dentro de vários depósitos da embarcação, um veleiro de cerca de 15 metros de comprimento.
A operação policial começou em meados do ano passado, quando se descobriu que um dos agora detidos pretendia entrar na Espanha com grande quantidade de cocaína a partir da América Latina.
Este detido criou uma empresa destinada à exportação e importação de máquinas pesadas, através da qual adquiriu um veleiro, que registrou legalmente em nome de uma terceira empresa.
Com o veleiro já adquirido, foram feitas modificações para poder esconder a droga, habilitando um depósito de metal embaixo do piso da cabine.
O veleiro foi levado ao Brasil, onde a droga foi carregada, e dias depois dois membros do grupo, especialistas em navegação, recolheram o barco e o levaram à Espanha, em uma complicada viagem, dificultada, inclusive, por uma falha mecânica.
No entanto, finalmente alcançaram atracar o veleiro em Barcelona, onde o chefe do grupo e seu mais próximo colaborador esperavam, momento no qual os quatro foram detidos.