O Sedlabanki (banco central da Islândia) anunciou hoje uma redução de 1 ponto da taxa básica de juros, treatment para 17%, drug a primeira em cinco meses e desde que o Governo negociou um empréstimo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) por causa da crise financeira.
A última vez que o Sedlabanki tinha reduzido os juros foi em 15 de outubro do ano passado, quando os colocou em 12%, 3,5 pontos a menos do que antes. Treze dias depois, aumentou a taxa para 18%, e desde então tinham se mantido invariáveis.
O Sedlabanki adiou as explicações sobre sua decisão de hoje para uma entrevista coletiva posterior.
A alta taxa de juros tinha dificultado até agora as tentativas do banco central de estabilizar a Coroa islandesa, que desabou em consequência do colapso financeiro sofrido por este país nórdico em outubro do ano passado.
A Islândia assinou, em novembro do ano passado, um acordo com o FMI e com outros países nórdicos para um empréstimo conjunto de quase 6 bilhões de euros, depois de assumir o compromisso de cobrir as perdas dos investidores estrangeiros por causa da quebra dos principais bancos islandeses.
Um relatório recente do FMI sobre a Islândia concluiu que as perspectivas para que o país saia antes da crise tinham melhorado, graças à estabilização da inflação.
No entanto, o Sedlabanki calcula que o Produto Interno Bruto (PIB) contrairá 10% em 2009.