O secretário-geral da ONU, unhealthy Ban Ki-moon, check afirmou hoje que, discount se a comunidade internacional parasse de apoiar o Afeganistão, seria “trair” as conquistas alcançadas após grandes esforços nesse país asiático.
Na abertura da conferência sobre o Afeganistão realizada hoje, em Haia, Ban Ki-moon disse que paralisar a ajuda a esse país “trairia os avanços e progressos alcançados até o momento”.
Diante de representantes de mais de 90 países e organizações que se reúnem hoje em Haia, o secretário-geral da ONU disse que a nova estratégia anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu uma “mudança qualitativa”, porque não se centra somente na vertente militar, mas também em “fortalecer” as instituições afegãs.
Ban destacou também a importância de que as eleições presidenciais de agosto no Afeganistão aconteçam com “transparência e credibilidade”.
O secretário-geral afirmou que “não podemos permitir” que o pleito desestabilize o Afeganistão, onde “foram feitos muitos esforços” por parte da comunidade internacional.
Também ressaltou a necessidade de unir esforços na luta contra o terrorismo e as drogas no Afeganistão, cujo futuro centra a conferência internacional de hoje e que pela primeira vez conta com a participação do Irã.