Menu
Mundo

Ban condena massacre nas Filipinas

Arquivo Geral

24/11/2009 0h00


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou hoje o massacre de pelo menos 46 pessoas cometido por um dos clãs dominantes em Maguindanao, província do sul das Filipinas, onde rege o estado de exceção, para evitar que cresça a onda de violência.

A porta-voz do organismo mundial, Michèle Montas, disse hoje que o secretário-geral está triste com os “brutais assassinatos” e envia suas condolências aos parentes dos mortos.

Ban “condena este crime abjeto cometido no contexto de uma campanha eleitoral local”, afirmou a porta-voz, em entrevista coletiva, acrescentando o desejo do secretário-geral de que as autoridades “não poupem esforços para levar à Justiça os autores” do massacre.

Cerca de 100 homens armados sequestraram na segunda-feira mais de 40 civis de uma caravana eleitoral que apresentaria a candidatura a governador provincial de Ismail Mangudadatu, que quer disputar o cargo com o poderoso Andal Ampatuan, chefe tribal muçulmano temido em todo o sul da ilha de Mindanao.

Os pistoleiros fugiram depois para as montanhas e, pouco depois, os militares que saíram em perseguição encontraram 24 cadáveres, pelo menos 21 deles decapitados ou mutilados. Depois, foram encontrados mais 11 corpos e o número total de vítimas está em 46.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado