Menu
Mundo

Ban agradece papel mediador da China no conflito entre as 2 Coreias

Arquivo Geral

06/01/2011 19h58

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta quinta-feira em reunião com o ministro de Exteriores da China, Yang Jiechi, seu agradecimento pelos esforços de Pequim para diminuir a tensão na península coreana, informou nesta quinta-feira a organização internacional.

 

Segundo as Nações Unidas, ambos sustentaram uma cordial reunião no escritório de Ban na sede da ONU, na qual falaram de seus pontos de vista sobre a situação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

 

Tanto o secretário-geral como o ministro de Exteriores chinês ressaltaram a importância de alcançar “a paz e a estabilidade” nessa parte da Ásia, assim como a necessidade de retomar as conversas de seis lados para o desarmamento nuclear de Pyongyang.

 

“O secretário-geral expressou seu profundo agradecimento pelos esforços ativos da China neste sentido”, indicou o organismo mundial em um breve comunicado.

 

A última rodada do diálogo a seis, iniciado em 2003 com China, as duas Coreias, EUA, Rússia e Japão, foi amparada por Pequim em dezembro de 2008, e desde então houve um quase permanente aumento nas tensões entre Seul e Pyongyang, exemplificada pelo recente enfrentamento militar na região da ilha sul-coreana de Yeongpyeong.

 

Além da crise coreana, na reunião também falaram sobre o próximo plebiscito no sul do Sudão, a crise na Costa do Marfim e a situação em Mianmar.

 

Além disso, conversaram sobre os preparativos da Conferência sobre desenvolvimento sustentável que a ONU organizará no Rio de Janeiro em 2012, batizada como Rio+20, indicou as Nações Unidas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado