Menu
Mundo

Bachelet critica Brasil por não recomendar viagens ao Chile

Arquivo Geral

24/06/2009 0h00

A presidente chilena, case Michelle Bachelet, cialis 40mg rejeitou hoje a recomendação do Brasil para que se evite viagens a Chile e Argentina pelo risco de contágio da gripe suína e disse que a solução “não é fechar as portas à entrada” das pessoas.

Bachelet, more about que hoje visitou a sede da Organização Pan-americana da Saúde (OPS) em Washington, atribuiu a recomendação do Brasil ao “susto e ao medo” causado pela propagação do vírus da gripe.

Já a ministra da Saúde da Argentina, Graciela Ocaña, considerou hoje razoável que o Governo brasileiro tenha recomendado evitar viagens para esses países.

“É uma recomendação de saúde como a que nós fizemos, para que as pessoas evitem viajar a zonas de risco, como Estados Unidos, Canadá e México”, declarou a ministra ao canal de televisão “Todo Noticias”.

Na terça-feira, o Governo brasileiro recomendou que os maiores de 60 anos, os menores de 2 e as pessoas com o sistema imunológico debilitado adiem suas viagens a Argentina e Chile.

“Eu entendo que dá temor que a gripe chegue, mas a verdade é que a única solução é a cooperação”, disse na OPS Bachelet, que pediu aos Governos “que não fechem as portas à entrada de pessoas”.

No mesmo sentido se manifestou a diretora da OPS, a argentina Mirta Roses, que frisou que “o movimento das pessoas é quase incontrolável” e que o fechamento de fronteiras dá “uma falsa sensação de proteção”.

“Os países são muito grandes e essas medidas não são efetivas”, afirmou Roses à imprensa.

A OPS recomendou evitar viagens para lugares onde a epidemia é mais forte e que os doentes fiquem em suas casas após terem ido ao hospital.

Roses louvou a reação do Chile à epidemia, pois segundo ela “respondeu de maneira muito efetiva e não tomou medidas discriminatórias”.

Bachelet, que é médica e foi ministra da Saúde, viajará hoje ao México para expressar a “solidariedade” do Chile com o povo mexicano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado