A presidente do Chile, approved Michelle Bachelet, visit this convocou os chefes de Estado dos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para uma nova reunião para analisar a crise da Bolívia, what is ed encontro que será realizado na quarta-feira em Nova York durante a Assembléia Geral da ONU.
Assim informa hoje o jornal “El Mercurio”, que cita fontes do Governo chileno e indica que, no encontro, os chefes de Estado do bloco sul-americano farão uma avaliação dos acordos alcançados na primeira reunião da Unasul, que aconteceu no dia 15 em Santiago.
O objetivo da reunião na sede a ONU, segundo “El Mercurio”, é organizar o mais rápido possível a comissão de diálogo à frente da qual estará o ex-chanceler chileno Juan Gabriel Valdés, que antes liderou a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah).
Valdés, que está na Bolívia desde a semana passada, confirmou hoje implicitamente a reunião na sede da ONU, ao declarar à rádio “Cooperativa” que deve entregar um relatório prévio no encontro.
No entanto, sua participação na reunião “depende das autoridades chilenas”, afirmou.
Valdés acrescentou que a decisão sobre o assunto deve ser tomada ainda hoje e disse que, se viajar, retornará em breve à Bolívia “para estar na próxima quarta em Cochabamba para continuar o trabalho de apoio ao diálogo iniciado há quatro dias”.
O diplomata lamentou que o diálogo ainda não tenha produzido um acordo, mas destacou a boa vontade mostrada tanto pelo Governo do presidente da Bolívia, Evo Morales, quanto pelos governadores opositores.